fbpx

Flacidez da pele: conheça 10 dicas para evitar

 In Corpo, Saúde

Flacidez da pele

Você sabe o que pode causar a flacidez da pele? A lista de potenciais razões é relativamente extensa, abrangendo fatores genéticos e hormonais, dietas mal formuladas, sedentarismo, falta de exercícios físicos, problemas de saúde, exposição exagerada à luz solar, alto ganho ou alta perda de peso e até mesmo a gravidez.

Além de conhecer as causas da flacidez, é importante que você entenda quais são os dois tipos existentes dessa condição – muscular e dérmica. A primeira envolve a flacidez do músculo, mas se você for pensar na composição anatômica do corpo, o músculo está abaixo da pele, portanto, se ele estiver flácido, a pele pode carregar essa aparência, já que a mesma trabalha como uma espécie de sustento para o músculo. Por essa razão, é vital que a pele esteja saudável e resistente para exercer seu papel e sustentar a musculatura sem fraquejar.

É muito mais fácil prevenir do que de fato tratar a flacidez da pele, seja tanto de músculo ou de pele. E da mesma maneira que sabemos que os alimentos saudáveis são de consumo positivo para o combate desse diagnóstico, conheça também o que você deve evitar para não ser surpreendida pela flacidez indesejada:

Abandone o sedentarismo e a adote um estilo de vida mais saudável

dicas de como evitar a flacidez da pele Sedentarismo - Lado Mulher

A melhora visual da flacidez pode ser alcançada por meio de exercícios tonificantes intensos, característicos da musculação de academia ajudando a manter a pele mais rígida, retardando sua flacidez. Você pode começar mudando também sua dieta e adotando um cardápio livre de frituras e açúcar.

Sua pele é o que você come

dicas de como evitar a flacidez da pele Alimentos para pele - Lado Mulher

Fique de olho em alguns alimentos favoráveis à alimentação saudável e que contêm nutrientes que tratarão positivamente da sua pele. Inicie com a ingestão de silício, o qual age como um mineral rejuvenescedor e que está presente em aveia e trigo, milho, arroz, frango, verduras e frutos do mar.

Evite banhos quentes

dicas de como evitar a flacidez da pele Evite banhos quentes - Lado Mulher

Outros pequenos hábitos podem se tornar altamente favoráveis, como o banho com água morna ou fria. Nem todos podem saber, mas a água quente pode ser prejudicial para a pele, ao passo que a água fria ajuda na tonificação da pele do corpo.

 Procure sempre hidratar a pele

dicas de como evitar a flacidez da pele Hidratar a pele - Lado Mulher

Na hora de escolher o creme de sua preferência, leve em consideração o seu tipo de pele, seja ela oleosa, seca ou mista. Busque produtos que contenham ingredientes com alto grau de hidratação, assim como a ureia. O colágeno, o retinol e a elastina também são grandes auxiliares na prevenção da flacidez, pois são poderosos firmadores da pele.

Beba bastante água

dicas de como evitar a flacidez da pele Beba bastante água - Lado Mulher

A hidratação é essencial em todo esse processo, mas não basta contar apenas com os cremes corporais e faciais, por isso, beba sempre bastante água, mude seu hábito de ingestão de líquidos aos poucos, até chegar ao consumo diário recomendado de 2 litros de água filtrada.

Consuma frutas com vitamina C

dicas de como evitar a flacidez da pele Vitamina C - Lado Mulher

A vitamina C ajuda no combate e prevenção de danos tipicamente causados pelo sol e é facilmente encontrada em tomates, brócolis e também em frutas cítricas assim como a laranja, limão, acerola, abacaxi, mexerica, caju e morango.

Colágeno em dia

dicas de como evitar a flacidez da pele Gelatina - Lado Mulher

Glicina, lisina e prolina são as proteínas que compõem o colágeno, igualmente importante para evitar e tratar a flacidez da pele. Encontre esses componentes, respectivamente, nos seguintes alimentos: gelatina incolor, leite e derivados, aves, peixes, ovos, amendoim, alho e grãos.

Gordura da boa saúde

dicas de como evitar a flacidez da pele Azeites - Lado Mulher

A gordura monoinsaturada, que é benéfica para a saúde, auxilia na elasticidade da pele se tornando uma aliada do seu tratamento. Para obtê-la nos alimentos, enriqueça sua dieta com sábias porções de abacate, azeitona e azeite, sementes de linhaça e de girassol, salmão, atum, sardinha, amêndoas e demais frutos secos.

Evite o consumo exagerado de açúcar, fritura e amido

dicas de como evitar a flacidez da pele Frituras - Lado Mulher

Evite inserir no seu cardápio do dia-a-dia fontes de açúcares, frituras e amidos, pois eles inibem a produção de colágeno devido à superprodução de radicais livres. Esses são vilões em pratos que podem ser difíceis de resistir, entre eles os cortes de carnes gordas, os refrigerantes, queijos, frituras em geral, doces e pratos prontos congelados.

Lembre-se que é muito importante procurar ajuda de um profissional

dicas de como evitar a flacidez da pele Dermatologista - Lado Mulher

O médico dermatologista tem um papel essencial no que diz respeito à saúde da sua pele, da mesma forma que possui o conhecimento necessário para prescrever medicamentos, remédios de manipulação e qualquer outro tratamento alternativo. Já o psicólogo saberá tratar a autoestima, que costuma ficar abalada quando o assunto envolve temas estéticos. Seu treinador também tem peso na luta contra a flacidez, pois pode desenvolver treinos personalizados que enrijecerão os músculos e ajudarão na tonificação da pele como um todo.

 

Você também vai gostar de ler 5 alimentos para ter uma pele saudável e bonita

Recent Posts