12 dicas para o seu cabelo crescer mais rápido

Como fazer o cabelo crescer mais rápido?

Para quem almeja cabelos longos e saudáveis, alguns cuidados essenciais precisam ser adotados para auxiliar no crescimento dos fios e deixá-los mais fortes e cheios de vitalidade. Os cuidados devem ser tomados tanto pelos fatores internos, quanto externos.

12 dicas para o seu cabelo crescer mais rápido

Fatores externos como a utilização de fontes de calor em excesso sem o uso de protetor térmico, o sol e a praia, causam o ressecamento e quebra dos fios. Alguns fatores internos, também podem retardar o crescimento do cabelo e estão associados pela ausência de vitaminas e minerais no organismo, além de alterações hormonais, emocionais, genética, má alimentação e oleosidade excessiva do couro cabeludo. Por isso, é importante procurar ajuda de um profissional que faça um diagnóstico preciso e eficaz.

Além disso, uma boa rotina de cuidados deve ser seguidas para que o cabelo cresça sem ressecamento e quebras. Pensando nisso, separamos algumas dicas imprescindíveis que ajudará você nesse processo de crescimento saudável dos fios.

 

Beber muita água

Beber muita água

Beber água hidrata o corpo e elimina toxinas, manter o corpo hidratado evitará o ressecamento da pele e dos cabelos. O ressecamento leva a quebra dos fios e é um vilão para quem deseja ter o cabelo de rapunzel, a desidratação tem um impacto direto sobre a saúde dos fios.

 

Banhos quentes prejudicam o cabelo

Banhos quentes prejudicam o cabelo

Evite banhos quentes, a água quente abre a cutícula do fio deixando-o mais ressecado, tirando a lubrificação e proteção natural dos cabelos, prejudicando e tornando os fios mais quebradiços, além de estimulam a oleosidade. O ideal é que o cabelo seja lavado com água morna ou fria.

 

Cuidado ao aplicar creme e condicionador

Cuidado ao aplicar creme e condicionador

Evite aplicar cremes ou condicionadores diretamente no couro cabeludo, passe somente na extensão dos fios, pois os cremes podem acabar entupindo os poros e impossibilitando que os fios cresçam. Existem no mercado, condicionadores e cremes próprios para o tratamento do couro cabeludo e que podem ser aplicados deste a raiz dos cabelos, por isso, é importante pesquisar sobre a recomendação da marca.

 

Cigarro e álcool

Cigarro e álcool

Evite fumar, pois o cabelo sofre fortes agressões com a fumaça do cigarro, deixando os cabelos opacos e mais propensos à queda. O consumo excessivo de álcool também é prejudicial aos fios, uma vez que reduz as quantidades de vitaminas no corpo e provoca uma intoxicação celular que afeta diretamente no bulbo capilar.

 

Mantenha uma alimentação saudável

Mantenha uma alimentação saudável

Uma ajuda extra de dentro para fora faz toda diferença no crescimento do cabelo, é importante ter uma alimentação balanceada e rica em proteína, ferro, enxofre, cálcio, zinco, ômega 3 (peixes, folhas escuras, linhaça) e principalmente, alimentos que contenham vitaminas do complexo B, esses nutrientes são grandes aliados dos nossos cabelos.

 

Massagem no couro cabeludo

Massagem no couro cabeludo

Massagear o couro cabeludo estimula e aumenta o fluxo da circulação sanguínea, através de movimentos circulares feito com os polegares e indicadores. A massagem pode ser feita no banho, durante a lavagem do cabelo ou mesmo com o cabelo ainda seco, esse hábito auxilia no aumento do fluxo sanguíneo, estimulando o crescimento dos fios. A massagem deve ser feita durante 5 a 10 minutos.

 

Férias da chapinha e secador

Férias da chapinha e secador

Procure usar com menos frequência ou dê férias ao seu cabelo da utilização de fontes de calor para evitar que o fio danifique e enfraqueça. O uso exagerado de fontes de calor acaba ressecando e quebrando o fio dando a impressão que os cabelos não crescem. Outra dica importante é tomar cuidado ao usar o secador diretamente no couro cabeludo ou próximo aos fios, essa prática poderá danificar os fios. Lembre-se de utilizar sempre um bom protetor térmico!

 

Dormir com cabelos úmidos

Dormir com cabelos úmidos

Não torne hábito dormir com os cabelos úmidos isso compromete a saúde capilar aumentando as chances de micose e fungos no couro cabeludo, podendo ocasionar queda severa dos fios.

 

Hidratar, nutrir e reconstruir

Hidratar, nutrir e reconstruir

A hidratação, a nutrição e a reconstrução são essenciais para prevenir danos nos cabelos. A hidratação cumpre importante papel de reposição da água e umidade nos fios, a nutrição tem função de nutrir e repor os lipídios, devolvendo a oleosidade natural dos cabelos, e a reconstrução é ideal para repor massa aos fios e deixá-los mais fortes.

 

Mantenha os cabelos sempre limpos

Mantenha os cabelos sempre limpos

Cuidado com a oleosidade excessiva e sujidades no couro cabeludo, pois além de obstruir os poros do couro cabeludo, ela impede que o cabelo cresça e pode até mesmo ocasionar a queda dos fios, por isso mantenha o couro cabeludo sempre limpo e higienizado. 

 

Corta as pontas dos cabelos

Corta as pontas dos cabelos

A quebra nas pontas dos fios, dá impressão de que os cabelos não estão crescendo, pois o que cresce na raiz acaba sendo perdida nas pontas. Para evitar esse efeito é importante manter o corte em dia e investir em um bom protetor térmico antes de utilizar fontes de calor para proteger seus fios do calor excessivo.

 

Evite o uso excessivo de bonés

Evite o uso excessivo de bonés

O uso habitual de bonés impede que o couro cabeludo respire e acaba  abafando a raiz dos cabelos, dificultando o seu crescimento e aumentando o risco de desenvolvimento de fungos, dessa forma, devem ser evitados o uso excessivo de bonés e chapéus. 

RELATED ARTICLES

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados como *

Observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados