Dicas essenciais para manter a boa saúde das unhas | Loja Lado Mulher

8 dicas para fortalecer as unhas

As unhas não servem somente para serem pintadas e enfeitadas, formadas basicamente de queratina, elas desempenham importante papel nas mãos e pés. As unhas são responsáveis por proteger as pontas dos nossos dedos, aumentando sua resistência e auxiliando no manuseou de objetos, por isso, é fundamental manter as unhas sempre fortalecidas e saudáveis.

Para ter unhas lindas é necessário cuidados diários para que elas cresçam fortes, saudáveis e não quebrem com facilidade. Fatores genéticos também influenciam no aspecto das unhas, porém, alguns hábitos devem ser evitados, pois interferem diretamente na descamação, no enfraquecimento e ressecamento das unhas, que passam a ficar frágeis e a quebrar com facilidade.

Conheça a lista com os vilões que afetam a boa saúde das suas unhas e dicas para ter unhas fortes:

  • Acetona
  • Detergente
  • Esmalte em excesso
  • Má alimentação
  • Problemas de saúde
  • Falta de vitamina
  • Retirar toda a cutícula
  • Polir as unhas em excesso
  • Tirar o esmalte com os dentes ou unhas

 

A seguir, separamos dicas de como deixar as unhas fortes e grandes:

1 - Bases fortalecedoras

Bases fortalecedoras

As bases fortificantes são ótimas opções para auxiliar na resistência das unhas, no mercado já existem esmaltes com vitaminas E e B, entre outras. O ideal é sempre passar uma base fortalecedora antes do esmalte para garantir unhas fortes e protegê-las da pigmentação do esmalte.

2 - Higiene das unhas

Higiene das unhas

Faça a limpeza das unhas semanalmente para evitar doenças e fungos. Os fungos podem ser os causadores ou acabar agravando a quebra das unhas, para tratar é necessário procurar um dermatologista.

3 - Tire férias dos esmaltes

Tire férias dos esmaltes

Deixe suas unhas respirar, é importante ficar alguns dias sem usar esmalte. Usar esmalte sem dar descanso para unhas pode deixá-las amareladas, porosas e fracas. 

4 - Alimentos que deixam as unhas fortes

Alimentos que deixam as unhas fortes

Uma boa alimentação é fundamental para manter as unhas lindas e saudáveis, é importante incluir no cardápio, alimentos ricos em vitamina B, C e E. Frutas como laranja, mamão, goiaba, vegetais de folhas escuras, peixes e ovos, são exemplos de alimentos fontes de vitaminas necessárias para a saúde das unhas, ele e cabelo.

5 - Onicologia: Hábito de roer unhas

Onicologia: Hábito de roer unhas

Livre-se do hábito de roer as unhas, pois a saliva ácida acaba enfraquecendo as unhas. Esse hábito está ligado à ansiedade, nos casos mais graves, acaba se tornando um transtorno, nesses casos é recomendado procurar ajuda de um profissional para fazer um diagnóstico mais preciso e tratar o distúrbio.

6 - Removedor de esmalte

Removedor de esmalte

Para ter unhas fortes e grandes, prefira retirar o esmalte com removedores, pois além de agredirem menos que a acetona, os removedores de esmaltes também evitam o ressecamento. Os removedores que possuem óleo em sua composição, são os mais indicados.

7 - Umectação nas unhas

Umectação nas unhas

Para fortalecer, use óleo vegetal para hidratar cutículas e unhas. Os óleos vegetais como o óleo de rícino e de amêndoas são bastante eficientes.

8 - Beba bastante água

Beba bastante água

Hidratação também vem de dentro para fora, então beba bastante água, isso também irá manter suas unhas hidratas. Se a quebra das unhas persistirem, procure um dermatologista para fazer exames necessários.

Dicas para as unhasUnhas fortes e grandesUnhas fortes e saudaveisUnhas fortes receitasUnhas grandes naturais

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.