fbpx

Cabelo: O que fazer para crescer mais rápido?

 In Cabelos

O sonho de muitas mulheres é ter suas madeixas longas e saudáveis. Alguns cuidados são necessários para auxiliar no crescimento dos fios e deixá-los mais fortes e esbanjando vitalidade.  Os cuidados devem ser tomados tanto pelos fatores internos, quanto externos. A prancha, o secador, o sol e a praia em excesso causam o ressecamento dos fios que por sua vez também são causados pela ausência de vitaminas e minerais no organismo prejudicando o cabelo.

Outros fatores que retardam o crescimento do cabelo podem estar associados com alterações hormonais, emocionais, genética, má alimentação e oleosidade excessiva do couro cabeludo, por isso é importante sempre procurar ajuda de um profissional que faça um diagnóstico e trate o problema do ressecamento do seu cabelo.

Uma rotina de cuidados deve ser seguida para que o cabelo cresça sem quebras. A internet está cheias de receitas milagrosas para que os cabelos cresçam rápido, promessas para o cabelo crescer 5 ou 10 centímetros por mês, mas não se deixem enganar por essas fórmulas mágicas, pois o cabelo cresce entre 1 a 2 centímetros por mês.

Existem muitos métodos para estimular o cabelo a crescer, separamos algumas dicas necessárias que ajudará e auxiliará você nesse processo de crescimento saudável dos fios:

 

Beber muita água

cabelo  - Água - Lado Mulher

 Beber água hidrata o corpo e elimina toxinas, manter o corpo hidratado evitará o ressecamento da pele e dos cabelos. O ressecamento leva a quebra dos fios e é um vilão para quem deseja ter o cabelo de rapunzel, a desidratação tem um impacto direto sobre a saúde dos fios;

 

Banhos quentes prejudicam o cabelo

O que fazer para o cabelo crescer mais rápido - Banho quente - Lado Mulher

Evite banhos muito quentes, a água quente abre a cutícula do fio deixando-o mais ressecado, tirando a lubrificação e proteção natural dos cabelos prejudicando e tornando os fios mais quebradiços, além de estimulam a oleosidade. O ideal é que o cabelo seja lavado com água morna ou fria.

 

Cuidado ao aplicar creme e condicionador

O que fazer para o cabelo crescer mais rápido - creme - Lado Mulher

 Evite aplicar cremes ou condicionadores no couro cabeludo, passe somente na extensão dos fios, pois os cremes podem acabar entupindo os poros e impossibilitando que os fios cresçam.

 

Cigarro e álcool

O que fazer para o cabelo crescer mais rápido - Álcool e Cigarro - Lado Mulher

Evite fumar, pois o cabelo sofre fortes agressões com a fumaça do cigarro deixando os cabelos opacos e mais propensos à queda. O consumo excessivo de álcool também é prejudicial aos fios uma vez que ele reduz as quantidades de vitaminas no corpo e provoca uma intoxicação celular que afeta diretamente no bulbo capilar.

 

Mantenha uma alimentação saudável

Alimentação saudável - Lado Mulher

 Uma ajuda extra de dentro para fora faz toda diferença no crescimento do cabelo saudável, é importante ter uma alimentação balanceada e rica em proteína, ferro, enxofre, cálcio, zinco, ômega 3 (peixes, folhas escuras, linhaça) e principalmente alimentos que contenham vitaminas do complexo B, esses são grandes aliados dos nossos cabelos e faz toda diferença;

 

Massagem no couro cabeludo

Massagem no couro cabeludo - Lado Mulher

Massagear o couro cabeludo estimula e aumenta o fluxo da circulação sanguínea, através de movimentos circulares feito com os polegares e indicadores. A massagem pode ser feita durante o banho na lavagem do cabelo ou mesmo antes do banho com o cabelo ainda seco, esse hábito faz com que aumente o fluxo sanguíneo, estimulando o crescimento dos fios. A massagem deve ser feita durante 5 ou 10 minutos.

 

Férias da chapinha e secador

Férias do secador e chapinha - Lado Mulher

Dê férias ao seu cabelo dos procedimentos e ferramentas que são fontes de calor ou então procure usar com menos frequência para não danificar e enfraquecer suas madeixas, lembre-se de usar sempre o protetor térmico. O uso exagerado de fontes que envolvem calor acaba ressecando e quebrando o fio dando a impressão que os cabelos não crescem. Outra dica importante é tomar cuidado ao usar o secador e evitar usá-lo diretamente no couro cabeludo ou próximo aos fios, essa prática poderá danificar os fios;

 

Dormir com cabelos úmidos

Dormir com cabelo molhado - Lado Mulher

Não torne hábito dormir com os cabelos úmidos isso compromete a saúde capilar aumentando as chances de micose e fungos no couro cabeludo.

 

Hidratar, nutrir e reconstruir

Hidratação, nutrição e reconstrução - Lado Mulher

A hidratação, a nutrição e a reconstrução são essenciais para prevenir os danos que o cabelo sofre, a hidratação é importante para repor a água e umidade dos fios, a nutrição tem o papel de nutrir e repor os lipídios que nada mais é que a oleosidade natural do cabelo, a reconstrução é ideal para repor massa aos fios e deixá-los mais fortes;

 

Mantenha os cabelos sempre limpos

Cabelo limpo - Lado Mulher

Cuidado com a oleosidade excessiva, ela impede que o cabelo cresça e faz também com que ele caia, pois obstrui os poros do couro cabeludo, por isso mantenha sempre o couro cabeludo limpo.

 

Cortas as pontas dos cabelos

Cortar as pontas - Lado Mulher

A quebra dos fios principalmente nas pontas dá uma forte impressão de que os cabelos não estão crescendo, pois o que cresce na raiz acaba sendo perdida nas pontas. Para evitar esse efeito é legal manter o corte em dia, investir em hidratação e nutrição do cabelo e sempre usar protetor térmico antes de fazer escova ou qualquer outro processo que esquente, dessa maneira você irá proteger seus fios do calor excessivo.

 

Umectação capilar

Umectação capilar - Lado Mulher

A umectação é muito importante para repor os nutrientes aos cabelos, além de dar brilho, diminui o frizz deixando os fios alinhados e ainda trata o couro cabeludo. É importante que o óleo seja natural, os mais conhecidos e indicados são o óleo de coco, azeite de oliva, óleo de abacate, macadâmia, uva, amêndoas entre muitos outros disponíveis no mercado.

Recommended Posts