fbpx

6 maneiras de substituir alimentos industrializados

 In Saúde

Os alimentos industrializados são saudáveis?

Sabemos que ao entrar em supermercados damos de cara com a praticidade que vêm dos produtos industrializados, que em sua grande maioria já vem prontos ou semi-prontos. São cheios de aditivos químicos como conservantes, corantes, entre outros que alteram a cor, o aroma, sabor e a conservação. Os industrializados também têm prazos de validade bem maior se comparados aos produtos naturais ou “in natura”, isso se deve as substâncias químicas presentes que os conserva por muito mais tempo.

As crianças também são vítimas de tanta industrialização, seja pelos rótulos com desenhos animados e divertidos que chamam a atenção, seja pelo sabor intenso dos industrializados.

Mas existe uma maneira de substituir tais alimentos?

Veja maneiras de substituir os industrializados por alimentos mais saudáveis.

Alimentos orgânicos

Alimentos orgânicos - Lado Mulher

Eles podem até ser um pouquinho mais caro, porém são livres de agrotóxicos, fertilizantes ou qualquer outro tipo de aditivo químico. Invista em sua saúde.

Leite vegetal

Leite vegetal - Lado Mulher

Substitua o leite de caixinha do supermercado pelos leites vegetais feitos a partir de grãos e sementes como o leite de amêndoas, arroz, aveia, castanha ou amendoim, são nutritivos e livres de conservantes.

Trigo integral

Trigo integral - Lado Mulher

Substitua a farinha de trigo refinada pela farinha de trigo integral. A farinha de trigo por passar pelo processo de refinamento acaba perdendo boa parte de seus nutrientes. Já a farinha integral por não passar por tal processo, conversa todos os seus nutrientes, incluindo as fibras, vitaminas, minerais e proteínas.

Açúcar mascavo ou demerara

Açúcar demerara - Lado Mulher

Esses açúcares por não passarem pelo processo de refinamento mantêm todos os seus nutrientes e vitaminas, diferentemente do açúcar refinado ou cristal que são cheios de aditivos químicos. Porém o açúcar mascavo e o demerara também devem ser consumidos com muita moderação.

Sal marinho, sal de ervas ou sal rosa do Himalaia

Sal rosa - Lado Mulher

O sal refinado e branquinho que costumamos encontrar nos supermercados costuma passar pelo processo de refinamento e branqueamento. Em ambos os processos o sal perde todos os seus benefícios, deixando somente uma alta taxa de sódio.  Já o sal marinho e as outras versões de sal como o sal de ervas ou o sal rosa do Himalaia não passa por nenhum tipo de processo, seja pelo refinamento ou branqueamento, conservando assim o iodo, os nutrientes e os microminerais.

Sucos naturais

Sucos naturais - Lado Mulher

Dê preferência aos sucos naturais, pois os sucos de caixinha e os refrigerantes são cheios de conservantes e açúcares. Já os sucos naturais mantêm todos os nutrientes e vitaminas auxiliando na manutenção da boa saúde.

Aprenda também como fazer leites vegetais

Recent Posts