fbpx

Cabelos e suas fases: por que o cabelo muda ao longo da vida?

 In Cabelos, Saúde

Assim como passamos por fases durante as nossas vidas, os cabelos também acompanham essas mudanças, sofrendo diversas variações ao longo das etapas da vida, essas mudanças podem acontecer de forma natural ou da forma mais comum e frequente que é através de processos químicos.

Muitas mulheres notam ao passar dos anos que os cabelos muitas vezes adquirem texturas diferentes e se perguntam o porquê dos fios mudarem tanto. Pode ocorrer mudanças significativas nos fios ao decorrer da vida, por exemplo: os fios lisos passam a ficar mais ondulados, os ondulados ficam lisos, os fios lisos viram cachinhos, os ondulados passam a cachear e por aí vai.

Quando essas mudanças são causadas por conta de produtos químicos, como citado anteriormente, passa a ser uma decisão de mudança esperada e feita conscientemente, porém quando essas mudanças nas texturas dos fios acontecem naturalmente mesmo o cabelo não tendo passado por nenhum tipo de processo químico, ficamos sem respostas e surgem diversas dúvidas em relação aos motivos dessas mudanças.

Bem, muitos especialistas explicam sobre a mudança da estrutura dos fios que acontecem tanto em homens quanto em mulheres. O Lado Mulher listou alguns dos fatores mais relevantes para essa mudança nos fios:

Cabelos

 

1 – Primeiros meses de vida

Cabelos e suas fases - Primeiros anos de vida - Lado Mulher

Nessa fase nossos cabelos são mais lisos, finos e ralos, pode acontecer de a cor dos fios mudarem também. Por volta dos primeiros meses de vida, entre o primeiro ao sexto mês, o bebê passa a perder boa parte dos cabelos para que ocorra uma troca total dos fios, em alguns casos essa perda e troca podem se estender até os 2 anos de idades.

2 – Infância

Cabelos e suas fases - Infância - Lado Mulher

Até os 10 anos de idade os cabelos ainda não completaram a formação da estrutura dos fios, é importante frisar que nenhum tipo de química deve ser usado.

3 – Adolescência

Cabelos e suas fases - Primeiros anos de vida - Adolescência - Lado Mulher

É na fase da pré-adolescência e da adolescência que uma grande quantidade de hormônios provocam mudanças nos cabelos, o que acaba interferindo no aumento da oleosidade e na forma do nascimentos dos fios, por muitas vezes é nessa fase que o cabelo passa a ter uma pigmentação mais forte e ganha um aumento do volume dos fios.

4 – Adulta

Fases dos cabelos: porque o cabelo muda ao longo da vida? - Adulta - Lado Mulher

Nessa fase as mudanças dos fios ficam boa parte por conta das agressões externas, como por exemplo: a poluição, o excesso de sol, produtos químicos, secadores e chapinhas. Isso resulta em fios finos e quebradiços.

5 – Na gravidez

Fases dos cabelos: porque o cabelo muda ao longo da vida? - Na gravidez - Lado Mulher

A grande quantidade de hormônios afeta diretamente os fios, as mudanças nas estruturas dos fios durante a gravidez é algo mais recorrente, os fios também passam a  ficar mais bonitos, mais brilhosos e crescem mais rápido devido ao aumento da circulação do sangue causados pela progesterona e  estrogênio.

6 – Entre os 40 e 50 anos

Cabelos e suas fases - Entre os 40 e 50 anos - Lado Mulher

É natural que com o passar dos anos a idade reflita na textura e no brilho do cabelo, é nessa fase que a produção de hormônios diminui. O nosso couro cabeludo passa a produzir menos oleosidade natural deixando os fios mais secos.

7 – Após os 60 anos

Cabelos e suas fases - Após os 60 anos - Lado Mulher

Nessa fase os cabelos passam a afinar e os fios brancos começam a ganhar bastante destaque, isso acontece por conta da redução de produção de melanina que é responsável pela coloração dos cabelos, o crescimento e o volume também passam a ser reduzidos.

 

Leiam também esse artigo sobre Shampoo: translúcido, leitoso ou transparente?

Recommended Posts