fbpx

Qual a diferença entre o açúcar refinado, demerara e mascavo?

 In Saúde

Tudo começa pela cana-de-açúcar, é a partir dela que é extraído o caldo e em seguida é iniciado as etapas de cozimento que são feitas basicamente em dois processos. Depois do cozimento é a vez da nucleação que consiste basicamente na formação dos cristais. Com os cristais já formados é a vez de centrifugar para separar o mel dos cristais onde se obtém dois produtos: o melaço e o açúcar. Por fim o açúcar vai para a secagem, onde se retira toda a umidade do açúcar e peneirado para ser encaminhado ao armazenamento.

A principal diferença entre eles está na cor, sabor, textura e o valor nutricional de cada um, confira as características de cada um:

O açúcar refinado

açúcar refinado- Lado Mulher

É o açúcar mais comum e mais fácil de ser encontrado nos supermercados. Por ter passado por várias etapas para a sua fabricação final, o açúcar refinado acaba perdendo mais de 90% de seus nutrientes por conta dos processos químicos como o refinamento, a clarificação e o branqueamento para obtenção de um açúcar bem branquinho e com boa aparência. Por conta de tantos processos químicos esse açúcar praticamente não oferece nenhum benefício a nossa saúde.

O açúcar mascavo

açúcar mascavo - Lado Mulher

Tem aparência escura e úmida e um sabor bem marcante, característico da cana-de-açúcar, o que por muitas vezes acaba alterando o sabor de alguns alimentos. Por não ter passado pelo processo de refinamento mantém todos os seus sais minerais, cálcio, ferro e fósforo, sendo um ótimo aliado da saúde, mas também deve ser consumido com moderação.

O açúcar demerara

açúcar demerara - Lado Mulher

Esse tipo de açúcar tem uma cor dourada ou marrom por ter passado por um leve refinamento, apesar disso não recebe nenhum tipo de aditivo químico, mantendo praticamente todos os seus nutrientes assim como os presentes no açúcar mascavo. Mas diferente do mascavo o demerara apesar de mais caro não altera o sabor dos alimentos, sendo o mais queridinho de muitas pessoas.

Uma coisa é certa, quanto mais bruto e escuro for o açúcar, mais sais minerais e vitaminas ele terá. Porém, apesar de o açúcar ser rico em nutrientes que são importantes para a nossa saúde, o seu consumo deve ser bem moderado.

Importante: Tanto o açúcar refinado quanto o açúcar demerara ou o mascavo possuem as mesmas quantidades de calorias. O mascavo e o demerara por não serem refinados são um pouco mais difíceis de adoçar se comparados com o açúcar refinado, mas o segredo é mexer bem para dissolvê-los e não exagerar na quantidade, quanto menos açúcar melhor.

Recent Posts